Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Desastre



Titulo: Desastre 
Autor:S. G. Browne
Ano: 2010
Número de páginas: 272
EditoraLeya

Peguei esse livro emprestado de uma amiga, que tem um grande amor por anjos caídos! ><
O que mais me chamou a atenção nesse livro foi a frase na capa!

“O amor não é uma escolha, é um DESASTRE.”

O.K eu realmente concordo com essa frase! Não sou cínica! Apenas sei do que estou falando! Você não concorda com ela?? #tabomparei kkkk 


Num mundo onde os sentimentos, caminhos e valores dos seres humanos são comandados por entidades superiores, o destino pode ser traiçoeiro. Conheça Fado, um imortal que designa sinas aos homens, mora num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana. Solidário com seus clientes e apaixonado por uma vizinha, passa a burlar suas tarefas, alterar destinos e bagunçar as coisas no reino dos Céus. Com um texto leve, hilário e muito atual, Desastre vai fazer você repensar suas escolhas, acreditar no poder do amor, e descobrir que até a Morte não é assim tão má pessoa.

Desastre conta a história de Fado, um imortal responsável por distribuir sinas aos mortais. Vocês podem entender como destino, mas nesse caso Fado e Destino são duas pessoas diferentes e que trabalham em caminhos opostos. Ele tem como dever encarregar aos mortais sinas “medíocres” enquanto Destino fica incumbida uma P**@ ruiva, serio vocês não conseguirão se referir a ela de outra forma!! das sinas “honrosas”. O que não impede que apesar de viverem como cão e gato passem boa parte de suas vidas imortais usufruindo de sexo com ou sem contado um com o outro.


Ser encarregado das mediocridades de 5 milhões e meio de pessoas incomoda um pouco Fado, afinal ser obrigado a observar pessoas todo dia tomarem decisões erradas e as vezes estupidas que as guiaram por caminhos que simplesmente destruiriam suas vidas, não parece nada divertido, e mesmo desagradando esse incômodo só toma proporções maiores quando ele se apaixona por uma mortal, a adorável Sara, alguém que o Fabio não consegue ver o "futuro" o que diz que ela esta no caminho da Destino . Porém, os imortais também têm regras a obedecer e a primeira delas é: NÃO SE ENVOLVA COM HUMANOS. Agora vamos lá, se o amor fosse algo a se controlar a vida seria bem mais fácil, não é?

Fado bem que tenta por um ou dois segundos apenas seguir em frente e deixar Sara de lado, mas o fato de ela ser sua vizinha e o fato de que ele segue ela para todo lado não ajuda muito. Não demora e ele descobre-se apaixonado e felizmente ou infelizmente correspondido, e essa descoberta faz com que ele veja as sinas que carrega por outro ângulo. É fácil entender que quando se está feliz ver a infelicidade dos outros passa a deixar um gosto amargo, e é movido por esse sentimento que ele começa a dar um empurrãozinho pra melhor nas escolhas de “seus humanos” influenciando-os a tomarem decisões diferentes sobre suas sinas, o que traz bastante confusão a sua vida.

O autor trata todos os Pecados Gula, Preguiça, Luxúria..., os Sentimentos Alegria, Raiva, Histeria..., o Destino, Carma, Fado e Morte como imortais que trabalham para o TODO PODEROSO, que no caso prefere ser chamado de Jerry fiquei uma semana usando a expressão " Pelo amor de Jerry!!" . A narração é leve e divertida. Possui um humor muito inteligente com o qual faz menção a vários fatos históricos dando a eles uma visão única de quem teve oportunidade de presenciá-los. E é bastante interessante o modo como ele descreve os imortais dando a eles defeitos e qualidades humanas.

O livro aborda com muita delicadeza o fato de que é muito fácil julgar as pessoas que observamos, mas que nem sempre é fácil ser elas e ter que lidar com seus problemas. Mostra também como o destino pode ser traiçoeiro ou uma P**@ de vermelho, a morte um bom amigo e que nossas escolhas não nós levam sempre ao que é melhor, que as vezes um minimo ato pode mudar nossas vidas e das que estão ao nosso redor,  mas que dependemos dessa mesma capacidade de escolha pra mudar isso. E mostra acima de tudo que tendemos a culpar os outros pelas nossas escolhas, é muito conveniente colocar a culpa de nossos erros em nossas sinas.
Bom agora algo que me impede de classificar esse livro é o final me surpreendeu de tal forma que estou até agora com um "WHAT?" tipo um "COMO ASSIM??"  eu não sei dizer o que acho do final, a única coisa que posso dizer é SURPREENDENTE! 
Então se você gosta de livros que te "chocam" leia!!

"Todo ser humano tem uma escolha. Eles podem escolher felicidade ou podem escolher o sofrimento. Eles podem escolher o perdão ou podem escolher o ressentimento. Eles podem escolher o amor ou podem escolher a raiva. Não há absolutos. Cada situação requer uma escolha. E cada humano escolhe como ele ou ela quer reagir. Mas, inúmeras vezes, os humanos escolhem sofrer. Inúmeras vezes, escolhem não perdoar. Inúmeras vezes, escolhem a raiva.” (pág 166)

Nenhum comentário:

Postar um comentário